Pulgas e carrapatos: cães e gatos protegidos no verão!
       O verão costuma trazer um problema sério para quem tem cães e gatos: a proliferação de pulgas e carrapatos. Isso ocorre devido ao clima mais quente e úmido, que é propício para a reprodução desses ectoparasitas.
Pulgas e carrapatos podem acarretar sérias doenças aos animais e em casos de infestação intensa, o pet pode apresentar quadro de anemia. Como não há vacinas que previnam as doenças ocasionadas pelas picadas desses ectoparasitas, a melhor maneira de evitá-las é a prevenção.
        Mantenha a higiene do animal em dia e realize a desinfecção do ambiente onde os pets ficam. Para desinfetar o ambiente, utilize produtos específicos pelo menos, uma vez por semana.
        No mercado existem inúmeros produtos para controle de pulgas e carrapatos nos pets, como coleiras, repelentes tópicos (pour on), sprays…
Sempre de preferência para produtos prescritos por Médico Veterinário, ele saberá a dose correta, frequência de aplicação, contraindicações e orientará a melhor forma de eliminar, prevenir e tratar possíveis problemas ocasionados por esses ectoparasitas.
Por que cães gostam de se esfregar em excrementos e carniça?
       O Sabe aquele dia lindo, que sugere um divertido passeio no parque com seu cão e, de repente, lá ao longe, você nota que ele está feliz e relaxado, deitado de costas na grama com as patas balançando para cima, se aproxima e percebe que seu amigo está, isso sim, rolando no cocô de outro peludo? Bom, tirando o fato de que o mau-cheiro será quase insuportável, esse não é um aviso de que seu cachorro tenha algum distúrbio comportamental ou que tenha se tornado o “Cascão dos caninos”! Apesar de ser um ato nojento do ponto de vista humano, tem sentido para eles!
       Cientistas arriscam afirmar que este comportamento pode ter sido herdado dos lobos, que rolam em restos de carniça ou excrementos para disfarçar seu próprio cheiro diante das presas, cujo olfato é bastante desenvolvido. Assim, com esse “perfume” peculiar, os lobos conseguem se aproximar muito mais da caça sem afugentá-la, já que os animais não se sentirão em perigo ao cheirar carniça, o que certamente ocorreria se percebessem o cheiro de um lobo por perto...
       Também é dito que os lobos, ao se cobrir com determinado odor, podem estar reforçando seu status dentro da matilha através de uma característica diversa dos demais membros.
       A melhor solução para evitar essa surpresa é ficar de olho no amigo para evitar que ele consiga seu intento de experimentar o novo “perfume”!